AGORA A HISTÓRIA É OUTRA

Frases raras de soldados, filosofia barata de quartel, exemplos "edificantes" de Liderança, exemplos verdadeiramente edificantes de conduta, atitudes inesperadas e cômicas. Não vou criar nada, porém não vou citar o nome de ninguém (podem ficar tranquilos). Não há compromisso com a verdade. Isso é só o que desejo publicar a partir de agora no novo estoriasdoguerreiro.blogspot.com. Divirta-se.



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Isso é que é confiança!!


Exemplo de "Comando Craw"


Certa vez, durante a realização de uma pista de cordas pelos recrutas de determinado batalhão, aconteceu algo muito curioso. A pista de cordas nessa Organização Militar era montada sobre a água, em um lago, o que amortecia uma eventual queda do obstáculo, mas exigia medidas contra afogamento.
Segundo um capitão, que atualmente serve comigo, o sistema de segurança foi posto à prova quando ele era, ainda tenente, o instrutor dessa matéria. Durante a parte teórica da instrução, ele descreveu como se desenvolveria a atividade e, a fim de que todos executassem a pista com melhor rendimento, explicou como funcionava o esquema de segurança do local.
Mosquetões, ataduras de peito, botes salvavidas, bóias, apitos, cordas, etc, tudo para não deixar que nenhuma fatalidade ocorresse. No desenrolar da instrução, aconteceu de um soldado cair do obstáculo chamado "Comando Craw". Depois que ele se desvencilhou das amarras que o prendiam à primeira etapa do esquema de segurança, apoiou-se em uma bóia que foi jogada em seu auxílio. O soldado que jogara a bóia com uma corda amarrada e estava puxando o militar para a margem do lago resolveu dar um susto no recruta. Puxou a bóia com força e o que estava sendo resgatado, além de não conseguir se segurar, também não sabia nadar.
Os seguranças que estavam no bote se prontificaram imediatamente ao resgate, mas diferente do que se esperava, o recruta não se debateu na água, simplesmente afundou. Em um segundo pode-se perder uma vida, por isso a ação teve que ser imediata.
Dois militares pularam na água para buscar o soldado no fundo, retonaram sem sucesso. Mais um pulou e foi mais fundo. Voltou sem sucesso. Passaram-se cerca de trinta segundo de procura, o que é uma eternidade em uma situação crítica dessas. Mais um pulou, os demais afundaram juntos na busca.
Retornaram trazendo o soldado à superfície, aparentemente bem. Tão bem, que o instrutor até estranhou sua calma e serenidade.
- Soldado, por que você não se debateu, tentou nadar, ou se desesperou diante de quadro tão dramático?
- Tenente, o senhor falou pra confiar na segurança, então fiquei lá no fundo esperando alguém me resgatar.
Isso é que é confiança!

outro obstáculo: ponte de três cordas

P.S.: o soldado que puxou a bóia com força foi devidamente sancionado disciplinarmente.

Nenhum comentário: