AGORA A HISTÓRIA É OUTRA

Frases raras de soldados, filosofia barata de quartel, exemplos "edificantes" de Liderança, exemplos verdadeiramente edificantes de conduta, atitudes inesperadas e cômicas. Não vou criar nada, porém não vou citar o nome de ninguém (podem ficar tranquilos). Não há compromisso com a verdade. Isso é só o que desejo publicar a partir de agora no novo estoriasdoguerreiro.blogspot.com. Divirta-se.



terça-feira, 10 de maio de 2011

Os tipos de competências

Existe um sábio que serve comigo na Seção de Operações do 52º BIS. Vez ou outra ela lança umas observações interessantes, contumazes, sagazes e pertinentes. O cidadão é um verdadeiro Sócrates, buscando abrir os olhos dos outro para as verdades que nos cercam. Por isso resolvi publicar um de seus ensinamentos.
Palavras de um guru:
- Costa (é assim que ele me chama), quem é capaz?
- É aquele que sabe fazer alguma coisa, eu acho.
- Mais ou menos. Eu meditei e distingui as competências e incompetências. Veja bem: o conscientemente competente é o perito. Foi treinado para executar determinada tarefa e é reconhecidamente preparado para aquela atividade. Ninguém chama um médico para cuidar de um animal, mas um veterinário. Alguém vai procurar um professor para cuidar da lavoura, ou procura o lavrador?
- O lavrador. Isso é verdade.
- Também há o inconscientemente competente. É o caso de uma pessoa que nunca pegou em uma arma, mas atira muito bem. Pode ser o caso de uma pessoa que nunca falou em público e se descobre um bom orador.
- É mesmo.
- Mas, Costa, há também os incompetentes. O conscientemente incompetente é aquele cidadão que sabe até onde vai seus conhecimentos. Um jogador de futebol semi-analfabeto que não tenta expressar opinião literária. Ou o Tiririca, que admitia não ter conhecimento político, apesar de ser candidato a deputado federal. O povo colocou ele porque quis.
- Interessante. Acho que já sei qual a outra classe de incompetentes. Seriam os inconscientemente incompetentes?
- Exato. Normalmente são ignorantes e intrometidos. Falam sobre qualquer assunto, mesmo sem ter a menor ideia de sua estupidez. São encontrados normalmente nos cargos de chefia, em função de status elevado. Olhe ao redor e poderá identificar esse sujeito. Não dificilmente, qualquer um de nós pode se ver enquadrado nesse tipo de incompetencia.
- Falou e disse. Deixe eu me recolher a minha consciente incompetência.

Nenhum comentário: